O artesanato é uma das práticas humanas mais antigas conhecidas, e as tradições artesanais são encontradas em muitas culturas diferentes ao redor do mundo. Eles evoluíram ao longo dos séculos, sendo frequentemente associados a momentos religiosos, festivais e feriados. Citando apenas alguns exemplos, os dois artesanatos mais completos são o bordado chinês e a joalheria norte-americana.
O processo de artesanato em grupo consiste na produção manual de objetos, com ou sem o uso de equipamentos mecânicos. O artesanato se destaca da fabricação em massa, que utiliza normalmente dados pré-programados para produzir uma infinidade de objetos, com doses exatas de matérias-primas e precisão computadorizada. Os artesanatos são feitos com muito cuidado, à mão e usando métodos tradicionais; por isso, são mais caros de produzir do que os produtos produzidos em massa.
A indústria do artesanato tem crescido significativamente nos últimos anos. Devido à grande variedade de materiais e técnicas disponíveis, muitos artistas encontraram uma maneira de se expressar criativamente. Imagine que você pode fazer algo único, que nenhuma segunda pessoa pode fazer o mesmo. É assim que muitos artistas encaram a arte do artesanato. Sua criatividade e capacidade de produzir algo único são dois dos fatores-chave na indústria do artesanato moderno.