2. Uso de tecnologia moderna: é projetado para usar os principais recursos da tecnologia digital, como autenticação biométrica, identificação digital e certificados digitais.
3. Confiabilidade da informação: O cartão de identidade unificado fornecerá informações confiáveis e confiáveis. Também permite a verificação segura dos dados fornecidos pelos usuários.
4. Avaliação de saúde: Por meio dela, os usuários terão acesso a serviços médicos. Isso significa que é possível fazer check-ups, receber orientações médicas e uma melhor avaliação da saúde da população.
5. Redução de custos: Com a nova carteira digital, há uma redução de custos, pois não será necessário emitir novos documentos, além de ter mais armazenamento de informações, eliminando a necessidade de impressão em papel.
Passo a passo para emitir a nova carteira de identidade nacional
1. Solicitar a Nova Carteira Nacional de Identidade – Documento Único 2023 nas unidades de atendimento da Polícia Federal ou nos postos de atendimento do Ministério da Justiça.
2. Para requerer a emissão de um novo Bilhete de Identidade deverá comprovar a sua identidade. Portanto, prepare os documentos necessários. Esses documentos são: carteira de identidade antiga (se tiver); CPF; comprovante de residência atual; e comprovante de nascimento.
3. Uma vez apresentados os documentos, será necessário preencher um formulário, contendo dados pessoais e físicos. É preciso lembrar e alertar as autoridades que a emissão do Documento Único é obrigatória para brasileiros maiores de 18 anos.
4. Depois de preencher o formulário e cruzar os documentos apresentados, o passo seguinte é enviar o processo para o Instituto Nacional de Identificação (INI), que é o responsável pela geração do Documento Único.
5. O Documento Único será enviado ao posto de atendimento escolhido pelo interessado. Basta dirigir-se ao local com os documentos comprovativos e receber o Novo Bilhete de Identidade Nacional.
6. Para utilizar o Documento Único, lembre-se que é obrigatório trazer o original do Bilhete de Identidade (ou documento de identificação equivalente) para confrontar com as informações registadas no sistema. O cartão deve ser apresentado a qualquer solicitação de documentação ou informação por parte das autoridades oficiais.
Considerações finais
A nova carteira de identidade nacional representa um grande passo para aumentar a segurança no Brasil. Além disso, traz também diversas outras vantagens como: a simplificação do processo de emissão de documentos e a possibilidade de agilizar trâmites burocráticos.
Também é importante ressaltar que este novo documento seguirá todas as normas existentes, além de contar com criptografia e demais medidas de segurança, tornando-o único e um avanço para nossa nação. Este novo portfólio certamente fará a diferença e ajudará no desenvolvimento social, econômico e material do país.