Ter concluído um Curso Superior em qualquer área de formação, a critério do órgão da área do Direito.
Ter no mínimo 1 (um) ano de experiência em atividades similares, quando previsto no Edital.
Possuir habilitação na categoria exigida para o cargo de Policial Civil, com efetiva experiência na condução de veículos automotores.
Não possuir tatuagens, piercings ou cicatrizes visíveis nos locais especificados no Edital.
Saldar obrigações militares e eleitorais.
Não ter sofrido punição por infração disciplinar na carreira na esfera estadual ou federal.
Não ter reprovado por frequência na prova da seleção anterior da Polícia Civil do Ceará.
Não ter sido excluído de concurso público pela Administração Pública Estadual ou Federal.
Ter conduta inatacável, além de outras previstas na legislação federal ou estadual vigente.
Quais serão as etapas do concurso público da Polícia Civil do Ceará
1. Inscrição: os candidatos aprovados na inscrição pagarão a taxa de inscrição para finalizar o processo.
2. Classificação Teórica: prova escrita com 100 questões objetivas de múltipla escolha sobre diferentes disciplinas.
3. Exame de Saúde: consiste em avaliações destinadas a verificar a aptidão física e mental dos candidatos.
4. Prova de Capacidade Física: prova com atividades específicas avaliando a condição física dos candidatos
5. Verificação de Documentos: o candidato deverá apresentar toda a documentação exigida para a seleção no ato da inscrição.
6. Teste Psicológico: visa verificar se o candidato atende aos requisitos psicológicos exigidos pelo cargo.
7. Investigação Social: avalia a vida social, familiar, profissional, política, moral, patrimonial e reputacional dos candidatos.
8. Curso Introdutório: Todos os selecionados devem participar de um treinamento introdutório às atividades policiais.
9. Aprovação Final: os aprovados serão intimados pela Polícia Civil para tomar posse na corporação.
Como passar no concurso da Polícia Civil do Ceará
Para se inscrever no Concurso Público da Polícia Civil do Estado do Ceará, primeiro é necessário atender aos pré-requisitos de seleção. Os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos e nacionalidade brasileira. Além disso, é necessário ter ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”.
Em seguida, o candidato deve se cadastrar no site da Polícia Civil do Ceará (www.policiacivil.ce.gov.br). Para isso, você precisará preencher os campos obrigatórios. Os requisitos são: foto atual tamanho 3×4, assinatura digitalizada, CPF e documento de identidade.
Após a inscrição, o candidato terá que se submeter às etapas do concurso. Essas etapas incluem: Exame de Redação, Avaliação de Conhecimentos Específicos, Avaliação de Aptidão Física, Investigação Social, Exame de Saúde e Sondagem Psíquica.
Vale ressaltar que o concurso é regulamentado pela Resolução n.º 106/2018 da Polícia Civil do Estado do Ceará. O regulamento define oficialmente os critérios de aprovação. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5,0 na redação e média igual ou superior a 6,0 nas provas escritas e na avaliação da aptidão física.
Portanto, para ser aprovado no concurso da Polícia Civil do Ceará é necessário, primeiramente, atender aos pré-requisitos de inscrição. Em seguida, o candidato deverá passar por todas as etapas do concurso com nota igual ou superior aos padrões estabelecidos pela Resolução 106/2018.
Conclusão
Apesar de ter sido um dos concursos mais aguardados do estado do Ceará nos últimos anos, o concurso da Polícia Civil do Ceará ainda não foi realizado. No entanto, tudo indica que o edital deve ser divulgado nos próximos meses, o que trará uma oportunidade ainda maior de crescimento profissional aos pós-graduandos da região.
Além disso, é importante destacar que o concurso é voltado para diversas áreas, como Direito, Criminalística, Pedagogia e Medicina, oferecendo novas oportunidades de trabalho para profissionais qualificados com diferentes formações acadêmicas. Por fim, vale lembrar que para se preparar adequadamente para o concurso, além de estudar as disciplinas exigidas no edital, é necessário acompanhar a atualização das leis e regulamentos sobre o assunto.