Concurso público PM – DF – Veja aqui o edital para mais de 2.100 vagas

 

 

 

 

 

O Concurso público para ingresso na Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) é realizado periodicamente, abrangendo diversas etapas. O objetivo é selecionar oficiais aptos a exercer diversas funções nas corporações militares. As etapas do concurso constam de provas objetivas, provas discursivas, avaliação de títulos, inspeção de saúde, provas psicológicas, investigação de vida pregressa e investigação social.

A primeira fase do concurso visa avaliar conhecimentos gerais sobre diversas disciplinas, como português, matemática, atualidade, história, geografia e direito. As provas discursivas também servem para avaliar a capacidade de interpretação e argumentação dos candidatos.

Em seguida, as notas obtidas nas provas objetiva e discursiva são somadas às notas dos títulos apresentados pelos candidatos. Por fim, os candidatos aprovados na fase seguinte devem passar por exames de saúde, testes psicológicos e investigação social. Os aprovados nestes últimos exames e seleções são nomeados Diretores da PM-DF.

 

 

O processo seletivo para o concurso público de PM no Distrito Federal é aberto a todos os brasileiros que possuam a escolaridade exigida, sejam maiores de 18 anos e não possuam impedimentos legais à indicação.

Vagas para concurso PM DF

O último concurso público para o cargo de Policial Militar do Distrito Federal ocorreu em 2013 e ofereceu 81 vagas para o cargo de Soldado da PM. O salário inicial para esta função é de R$ 3.890,35 para jornada de trabalho de 6 horas. Os candidatos devem ter pelo menos 18 anos na data de admissão e devem ter concluído o ensino médio.

As etapas da competição são as seguintes: Prova objetiva; Ambiente físico; Prova Prática de Tiro; Exame de Aptidão Física; Pesquisa social; Curso de graduação; Exame completo de saúde. Para ter acesso a informações mais detalhadas sobre o concurso, recomenda-se que o interessado acesse o site da Polícia Militar do Distrito Federal ou entre em contato com a instituição por e-mail, ou telefone.

Como serão as etapas que compõem o concurso público da PM – DF?

1. Abertura do Concurso: O concurso público PM DF será aberto com a publicação de edital contendo todas as informações necessárias sobre a seleção.

2. Inscrição de Candidatos: As inscrições para o concurso público do PM DF serão abertas a todos os candidatos que atenderem aos requisitos estabelecidos no edital.

3. Prova Escrita: Os candidatos ao concurso público do PM DF deverão passar por prova escrita para classificação.

4. Exame biométrico: Os candidatos aprovados serão submetidos a exame biométrico para verificação de suas características físicas.

5. Exame Médico-Psicológico: Os candidatos também devem ser submetidos a exame médico-psicológico para verificar sua aptidão física e emocional para o cargo.

6. Avaliação de Títulos: Após a aprovação na prova escrita e nos exames biométrico e médico-psicológico, os candidatos ainda terão que passar por uma avaliação de títulos onde serão avaliadas suas experiências.

7. Divulgação do Resultado Final: Após a realização de todas as etapas do concurso público do PM DF, os candidatos aprovados serão convocados para indicação.

Como se preparar para o concurso público de PM no Distrito Federal?

1. Informe-se sobre os requisitos:

Conhecer os requisitos para participar de um concurso para a Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) é essencial para adequar seus estudos e tornar seus esforços mais produtivos. Consulte os editais com todos os detalhes do evento e certifique-se das exigências impostas pela comissão organizadora, como escolaridade e áreas do conhecimento.

2. Estude o regulamento:

Aproveite o momento em que você ainda não iniciou os estudos para se informar sobre o regulamento do concurso. Certifique-se de entender todas as etapas do concurso, desde a inscrição até a publicação dos resultados.

3. Concentre-se nas principais disciplinas:

Após conhecer os requisitos, defina qual disciplina será seu foco de estudos. A maioria dos concursos da PM-DF aborda assuntos como português, direitos e deveres, conhecimentos específicos da atuação policial e legislação vigente. Definir o foco principal é essencial para alocar seus melhores esforços.

4. Monte um plano de estudos:

Construa um plano de estudos com metas definidas e disciplina para cumpri-las de acordo com as disciplinas. Divida as disciplinas em blocos, estabeleça prazos para a conclusão das disciplinas e estabeleça horários para os estudos.

5. Desenvolva sua leitura e interpretação:

Aproveite todos os recursos disponíveis durante seus estudos, especialmente nas disciplinas de direito e legislação. Desenvolva sua leitura, interpretação e compreensão de textos, bem como uma boa memorização de conteúdos.

6. Revise o conteúdo:

Não se esqueça de revisar o conteúdo estudado para corrigir a matéria com mais facilidade. Além disso, você também poderá praticar testes anteriores para medir seu conhecimento e verificar as áreas que precisam ser melhoradas.

Conclusão

Devido às suas elevadas exigências, que incluem a aprovação nos testes de aptidão física, intelectual e psicológica, para além da obrigatoriedade do Bilhete de Identidade Militar, este concurso tornou-se mais rigoroso e exigente do que os habituais concursos públicos.

Apesar da grande dificuldade, o concurso foi bem-sucedido, devido ao nível de preparação e experiência dos candidatos. O grande número de candidatos, muitos deles extremamente qualificados, acabou conferindo ao concurso um altíssimo nível de qualidade.

Portanto, pode-se concluir que o concurso da Polícia Militar do Distrito Federal foi um sucesso e garantiu o ingresso de agentes qualificados nas forças policiais. Espera-se que possam contribuir efetivamente para a segurança do Distrito Federal, oferecendo proteção a todos os cidadãos.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.