Além disso, estimula a imaginação e expansão cognitiva tornando-se um recurso fundamental na aquisição de variadas habilidades.
8 Benefícios da Prática do Ballet Clássico Infantil
1. Desenvolvimento adequado da postura: a prática regular de ballet ajuda a melhorar a postura, o que é especialmente importante em crianças com idades entre 8 e 15 anos.
2. Estímulo à disciplina de si mesmo: o ballet requer uma dedicação constante, concentração e autodisciplina. As crianças que praticam esta atividade desenvolvem essa prática e podem aplicá-la na vida diária.
3. Visão aprimorada da realidade: o ballet oferece a oportunidade de expressar sentimentos e emoções, o que permite a compreensão profunda do comportamento social e a capacidade de estabelecer relações saudáveis com os outros.
4. Otimização do tônus muscular: a prática de ballet ajuda a melhorar a força muscular, contribuindo para a saúde óssea e prevenindo o risco de lesões.
5. Auxílio no desenvolvimento da coordenação motora: o ballet aperfeiçoa a velocidade, o uso dos braços, a precisão das mãos e a flexibilidade das pernas.
6. Aumento da agilidade: as crianças que praticam ballet adquirem a capacidade de se mover rapidamente e de controlar seus movimentos.
7. Estimulação na memória: aprender e memorizar movimentos e passos complexos da dança ajuda a aprimorar a memória a curto e médio prazo.
8. Desenvolvimento da concentração: o ballet exige que as crianças se concentrem nas técnicas e passos. Isso lhes traz maior capacidade na vida cotidiana.
Dicas para a Prática do Ballet Clássico Infantil
1. Explique aos alunos quais são os benefícios do ballet clássico. Ensine as crianças os benefícios nos planos físico, mental e artístico.
Inclua informações sobre o fato de que o ballet clássico estimula a coordenação motora, desenvolve a postura, melhora a flexibilidade, contribui para a saúde mental e desenvolve a autoestima por meio da arte.
2. Insista na importância de usar sapatilhas apropriadas, uma vez que elas proporcionam melhor suporte para as articulações dos pés e tornozelos.
3. Ensine às crianças um vocabulário básico de passos, como pliés, relevés, chassés e piruetas. Dessa forma, eles podem aprender a desenvolver progressão de movimentos e realizar expressivamente o ballet clássico.
4. Não faça obrigatoriedade ao uso de roupas formais e tutu. Peça aos alunos que usem roupas de ginástica para maior liberdade de movimento.
5. Oriente as crianças sobre a postura corporal adequada para o ballet clássico, explicando como usar músculos específicos para manter a coluna reta e cabeça erguida.
6. Forneça às crianças exercícios de pré-aquecimento, como alongamento de 12-15 minutos com ênfase em áreas principais de movimento como o quadril, ombros, tórax e dorsos.
7. Combine solos com trabalho em grupo para aumentar a consciência corporal. Por exemplo, peça para as crianças trabalharem em três grupos que se revezam cada um copiando os movimentos dos outros.
8. Crie um ambiente de amizade e colaboração e incentive as crianças a apoiar os outros colegas.
9. Dê um feedback adequado para melhorar a motivação e desempenho.
10. Desenhe uma programação de lições para facilitar a aprendizagem.
Considerações finais
O ballet clássico infantil pode ser uma atividade incrivelmente gratificante para crianças de todas as idades. Além dos benefícios artísticos, é um aprimoramento motor muito útil para crianças de todas as idades.
Essa experiência também fornece um senso de comunidade, ajudando a criar laços entre os alunos. Com a disciplina adequada e o incentivo de trabalhar duro.
As crianças podem desenvolver habilidades técnicas avançadas em pouco tempo, proporcionando um Grande orgulho e satisfação.
É importante que as crianças saibam que bem-sucedidas ou não, todos os passos que eles tomam no caminho do balé serão divertidos e bem gastos.