1. Meditação: a meditação pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade, a depressão e os sintomas da doença de Alzheimer. Ela pode ajudar a estimular o cérebro e melhorar a função cognitiva.
2. Prática de exercícios: fazer exercícios regulares pode melhorar nossa saúde mental e reduzir os sintomas de depressão. É uma ótima forma de relaxar, liberar energia e se distrair.
3. Atividades em grupo: participar de jantares, jogos de cartas, jogos de tabuleiro, cursos, eventos esportivos e outras atividades em grupo pode nos ajudar a nos conectar com outras pessoas, alcançar suporte social e manter um sentimento de perspectiva positiva.
4. Praticar um hobbie: desenvolver um hobby pode nos ajudar a nos distrair e a nos concentrar em algo que nos dê alegria. Pense em algo que saiba fazer e que goste de fazer, como pintar, desenhar, escrever poesia, jogar games ou qualquer outra coisa que lhe traga prazer e satisfação.
5. Escrever em um diário: manter um diário pode nos ajudar a expressar nossos sentimentos e a trabalhar nossas preocupações. Escrevendo em um diário, podemos nos desconectar do mundo exterior e nos concentrar em nós mesmos.
6. Iniciar um projeto: iniciar um grande projeto, como construir uma barraca, reconstruir um móvel antigo ou restaurar um veículo antigo, pode nos ajudar a canalizar a energia e a nos motivar a crescer.
7. Ler um bom livro: os livros podem nos manter distraídos e nos fornece um momento para relaxar. Além disso, podem nos estimular a usar a imaginação e a explorar ideias novas.
8. Ver filmes: sentar-se e assistir a um filme divertido, um bom documentário ou um programa de TV que nos faça sorrir, pode ajudar a relaxar e nos levar para longe da realidade por uns bons momentos.
9. Fazer ioga: a ioga oferece vários benefícios, desde a prevenção do estresse e da ansiedade até o controle da pressão arterial. Praticar ioga regularmente pode nos ajudar a nos conectar com nosso corpo e mente.
10. Passear ou fazer trilhas: desfrutar de exercícios ao ar livre em áreas naturais, trilhas e parques, pode nos ajudar a nos descontrair, desfrutar da natureza e nos conectar com o nosso eu interior.
Considerações finais
No geral, verificou-se que existem várias atividades de entretenimento que podem ajudar a melhorar a saúde mental. Essas atividades variam desde jogar jogos de computador e vídeo games, assistir a filmes, praticar exercícios físicos, passar tempo com amigos, etc.
Cada atividade tem seus próprios benefícios quando se trata de ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade, depressão, estresse e outros problemas relacionados à saúde mental.
É importante encontrar o equilíbrio certo para que as atividades de lazer não se tornem excessivas ou intensivas demais. Além disso, é importante procurar a orientação de um profissional de saúde se você estiver preocupado com a sua saúde mental.